Rota Ecológica dos Milagres - AL - Brasil
ATRAÇÕES TURÍSTICAS:
As atrações turísticas da Rota Ecológica reúnem o que há de melhor
sobre a conexão entre homem e natureza. Dos passeios de bike e
buggy por terra aos de jangada nas piscinas naturais. Temos ainda o
Santuário do Peixe-boi, que dá ao visitante uma verdadeira aula de
preservação e cuidados com a espécie. É riqueza que vai do mar à
mata. E garantimos que você ficará encantado. Afinal, somos o
chamado Caribe Brasileiro, só pra resumir a imensidão da beleza que
temos aqui esperando por você.
Caminhadas ou pedaladas na praia:
Nossas praias de areia batida favorecem as caminhadas na maré baixa.
E as pedaladas não ficam de fora. Algumas casas e pousadas dispõem de bicicletas, mas caso não seja o seu caso, saiba que é possível alugar uma e sair por aí pedalando, com seu fone de ouvido e suas músicas preferidas, ou simplesmente ouvindo o barulhinho bom do mar.
Curtir as piscinas naturais:
Um dos nossos maiores atrativos turísticos é, sem dúvida, o passeio para as piscinas naturais. A gente se sente verdadeiramente privilegiado tomando banho nas águas límpidas onde é possível ver seus inúmeros peixinhos coloridos e corais. Os horários dos passeios dependem sempre da maré. Por isso consulte nossos jangadeiros na aba: PASSEIOS e agende já o seu!
Lojinhas de artesanato de Tatuamunha - Povoado de Palmeira
As margens da rodovia AL 101 que corta toda a Rota Ecológica, mais precisamente no povoado Palmeira temos várias lojinhas de fachadas coloridas com uma diversidade de artesanatos. Grande parte com obras de artesãos locais e que utilizam matéria prima local são expostos e encantam os clientes. Vale a pena estacionar por lá e fazer esse pequeno trecho a pé, conhecendo de perto – sem pressa – nosso povo e nossa cultura.
Visitar o santuário do
peixe-boi
Um passeio em jangada pelo rio e manguezal Tatuamunha para contemplação da fauna, flora e do peixe-boi. Os visitantes são guiados por jangadeiro e guia credenciados pela Associação Peixe-boi que é de base comunitária e segue as normas do Instituto Chico Mendes para manejo e preservação da espécie. O Peixe-Boi é um mamífero aquático ameaçada de extinção no Brasil. O ICMBIO juntamente com a Associação e o IMA monitoram e acompanham todos da espécie na costa brasileira. Em Tatuamunha são registrados pelo menos 16 peixe-bois. A maioria dos jangadeiros (treinados e credenciados) conhece cada um deles pelo nome. A Associação Peixe Boi é um projeto que gera renda para mais de 40 famílias, além de ajudar a preservar a espécie. Duração: 1h Reserve o passeio diretamente com a Associação Peixe Boi.
Mais informações:
Vilinha do Marceneiro:
Inaugurada há poucos anos, a Vilinha Marceneiro está localizada no início da Rota Ecológica, no município de Passo de Camaragibe. Também às margens da AL 101, a vilinha concentra além de lojas de seguimentos diversos, lanchonetes, restaurantes, salão de beleza, lavanderia
e muito mais. Passear pela charmosa vilinha ao final da tarde ou a noite é uma delícia e vale
muito a visita. A maioria das lojas funciona das 16:00 às 22:00.
Praia de Tatuamunha
A pequena notável: Tatuamunha é um destino único que reúne paisagens de tirar o fôlego, centrinho antigo charmoso, lojas, artesanato, arte popular e gastronomia. É uma das praias da linda Porto de Pedras, litoral norte de Alagoas - Rota Ecológica Costa dos Corais, chamada também de Rota dos Milagres. Essa região do litoral de Alagoas é belíssima. Reúne cantinhos pitorescos e paisagens instagramáveis. A fama é grande graças ao mar de águas mornas, cristalinas e muitos coqueiros. Só por isso já merece ser seu destino para férias. E quem escolhe vir para cá tem muito mais do que um paraíso para desfrutar: tem história, tem cenas memoráveis. Alguns trajetos parecem ainda o Brasil colônia e você não faz só uma viagem geográfica como também temporal de respeito.
Praia do Patacho
A famosa praia que possui o Selo Azul (uma das poucas do Brasil), fica no município de Porto de Pedras e possui belas casas e pousadas. As águas cristalinas são um destaque à parte. Faça uma caminhada pela beira da praia ou de bicicleta e conheça. Se for ao Patacho de bicicleta ou carro, faça um happy hour no Empório Patacho, que fica na Alameda Principal (3 quadras da praia). É uma delícia de lugar para petiscos, cerveja e presentinhos.
Praia do Morro e Praia do Carro Quebrado
Duas praias desertas e paradisíacas situadas em Barra do Camaragibe (18 km de Tatuamunha). Mar lindo com uma paisagem diferenciada graças às falésias, únicas na região. Não é possível acessar diretamente de carro pois é necessário entrar por uma estrada de terra ao lado de uma grande propriedade privada. Vá de carro e lá alugue bicicletas. O Toninho da Bike faz o passeio com muita segurança e boa orientação. Vai ter bike, caminhada, balsa. Tudo para ver duas lindas praias desertas. Consulte a tábua da maré pois é na maré baixa que fica lindo de ver as pedras e quem sabe comprar bom peixe e camarão. Leve lanche, água, protetor solar e dinheiro. Passe o dia por lá (mas leve bebida e comida, as praias não possuem serviços).
Boca do rio
Visitar a Rota Ecológica dos Milagres e não ir à Boca do Rio, em Tatuamunha, é roteiro incompleto. O paradisíaco lugar, é de uma beleza singular. É onde o rio encontra o mar e a paisagem, seja na maré cheia ou mará baixa, é de tirar o fôlego. Você pode ir por terra (de carro, moto, buggy, bike) ou pela praia. É um dos lugares mais lindos da região para se contemplar o por do sol. É verdadeiramente poético!
Uma faixa de areia dá lugar aos muitos coqueiros que compõem a paisagem junto às cabaninhas cobertas de palha. Ali tem nativos que servem uma bebida gelada e um peixinho frito, dentre outros aperitivos com ingredientes da região. O sabor? de dar água na boca só em lembrar!
Se tiver a possibilidade de ir durante os dias da semana então...um verdadeiro paraíso à sua disposição.
Praia do Marceneiro
A Praia do Marceneiro é um convite à paz e ao sossego. Ideal para uma manhã ou tarde, para ouvir musica no fone de ouvido, ou apenas ouvir o barulhinho do mar enquanto faz sua leitura preferida ou somente pensa o quanto é bom estar ali.